segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O karma opera sob uma lógica



Aluno: Eu tenho dúvida em relação ao renascimento. Percebo que tem gente que sofre e gente que aparentemente não sofre. Eu tenho dificuldade em aceitar que tem esse renascimento devido a condições cármicas, isto impede minha prática?
Monge Genshô: Não impede porque a prática em si independe disso, apenas do ponto de vista lógico é que você vai ter algum problema, porque você vai olhar os acontecimentos como injustos, sem lógica alguma. Você vai dizer: as coisas surgem assim porque surgem. Os homens nascem diferentes, porque nascem. Você sabe, por exemplo, que as mulheres vivem mais do que os homens. Isso é um privilegio das mulheres? Sim. Tem algum motivo pra isso? Se você disser que não há motivo nenhum para nada, não existem causas pregressas. Você não vai ver justiça em nada. Hitler morreu, tudo bem, fica por isso mesmo. Você vai olhar o mundo como um enorme “fica por isso mesmo”. Isso vai impedir sua prática? Não, só vai dificultar a sua lógica.