Atrás do Templo Busshinji na Liberdade, em São Paulo, há agora um terreno destinado a uma construção especial. O projeto do abade, Saikawa Roshi, meu mestre e antecessor, é construir ali um edifício destinado a acolher monges e leigos em treinamento, que possam residir, praticar e trabalhar para a formação e treinamento dos futuros líderes do zen budismo na América do Sul. As contribuições para esta sede de sete andares estão abertas e o total estimado é de 6 milhões de reais.
Monge Genshô
terça-feira, 31 de maio de 2016
segunda-feira, 30 de maio de 2016
Cultivar remorso não ajuda
Aluno: Queria entender a questão da culpa, no Zen...
Monge Genshô – Culpa não ajuda. Se você já se arrependeu, já tem culpa. Se você pensar 'eu não devo fazer isso, isso gera mau carma, más consequências, não vou fazer de novo, vou evitar....' só tem uma maneira de você melhorar seu carma: fazendo boas coisas. E cultivar remorso não vai ajudar, tem que abandonar, deixar de lado o passado, e passar para realmente viver. Acalentar culpa é uma má ideia.
Monge Genshô – Culpa não ajuda. Se você já se arrependeu, já tem culpa. Se você pensar 'eu não devo fazer isso, isso gera mau carma, más consequências, não vou fazer de novo, vou evitar....' só tem uma maneira de você melhorar seu carma: fazendo boas coisas. E cultivar remorso não vai ajudar, tem que abandonar, deixar de lado o passado, e passar para realmente viver. Acalentar culpa é uma má ideia.
Realização do incomparável esclarecimento
sexta-feira, 27 de maio de 2016
O que o Dharma pode me dar?
O
que nós estamos fazendo são exercícios, estamos tocando escalas de frente para
a parede, mas a verdadeira música é outra. Só que quem não treina não pode
tocar a música. Quem não fizer o treinamento não consegue escapar da ilusão e
quem escapa da ilusão ouve a grande música, mas ela é impossível de ser tocada
sem esforço. (continua)
quarta-feira, 25 de maio de 2016
Destruir as ilusões
Se
todos tivessem atravessado o rio e estivéssemos do outro lado, para que usar
manto? Nenhuma utilidade. Para que o budismo? Utilidade nenhuma. O budismo é um
veículo e não algo para nos agarrarmos e dizermos que é a verdade. Quando
alguém diz isso, ele perdeu todo o budismo. O budismo é um meio para praticar.
É maravilhoso, destruidor das ilusões, sem dúvida, é por isso que é tão
precioso, porque em geral a humanidade sempre se agarrou em ilusões, sempre
quis acreditar em coisas fantásticas e milagrosas, mas o budismo está dizendo que
não é bem assim. Milagroso é estar aqui agora e ouvir. Milagroso é que haja mar
lá fora, é que exista o budismo, porque não era para sobreviver uma religião
que não tem nada para entregar. Se alguém me pede para dizer qual é a verdade eu
não posso, só posso mostrar o caminho, porque o budismo não é dono da verdade. (continua)
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Meios hábeis
As
indicações dadas nos ensinamentos são: “olhe é por aqui”, “treine assim”, “faça
assim”, “procure aqui e se você fizer desta forma terá condições de alcançar o
despertar”, mas quando alcançar o despertar para que servem os mantos? Os
símbolos, as roupas e o bastão? Eles são apenas meios hábeis. Eu estava dando
uma palestra para 30 padres e um deles me perguntou “o que é isso na sua mão?”
e eu disse “originalmente é um bastão para coçar as costas”. Com o tempo, como
tinham Mestres sempre o usando, ele se transformou no símbolo do Mestre. Mas
não é diferente do báculo do bispo católico, então eu disse “é um instrumento
litúrgico” e os padres começaram a rir compreendendo. Mas o que é mesmo? É meio hábil. O
manto é meio hábil, as pessoas fazem reverência para quem está usando o manto e
por causa disso elas acreditam mais em quem está usando o manto. O que é o
bastão? Um pedaço de madeira. O que é o manto? Embora maravilhoso, é um pedaço
de pano. Na realidade é isso. Mas por causa das nossas condições humanas e das
nossas ideias sobre características, então eles têm influência. É muito
interessante isso. Nós usamos esses meios, mas na verdade são só o que aparentam.(continua)
sexta-feira, 20 de maio de 2016
Os ensinamentos são apenas indicações
Continuamos
com mais três trechos do Sutra: “O Tathagata os reconhecerá. Sim, ele perceberá
claramente esses puros de coração, porque eles não caem na ideia de uma ego entidade,
de um ser ou de uma individualidade separada, nem sucumbirão ao erro de
considerar a ideia das coisas como tendo qualidades intrínsecas, nem mesmo de
coisas constituídas de qualidade intrínsecas, porque se eles pensassem assim,
eles estariam atribuindo uma ego entidade, um ser separado dessas coisas,
através das suas características. Esta é a razão porque o Tathagata sempre
ensina este axioma: ‘meu ensino da boa lei deve ser comparado com um barca, um
homem que já cruzou a correnteza seguramente numa barca, continua carregando
aquela barca em sua jornada sobre sua cabeça?’. O ensinamento do Buda, quando
finalmente compreendido, deve ser abandonado, e, mais ainda, devem ser
abandonados falsos ensinamentos, porque na realidade esses ensinamentos todos
são apenas indicações”.(continua)
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