segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Zazen e Sofrimento



Aluno: Relaxar e estar presente no momento, é esse o sofrimento que vem?

Monge Genshô: Não! Vem todo tipo de sofrimento. Uma pessoa pode sentar e entrar em fantasias prazerosas, sexuais, por exemplo. Começar a relembrar e passar todo o zazen assim. Nós chamamos isso de Naraka, zazen dos infernos: a pessoa mergulhou num prazer que é aprisionante. Outra coisa é torpor, cansaço, sono, etc.,  vai dormir durante a prática e aquele zazen é inútil. A pessoa tem que se sentar atenta, ouvindo a chuva cair no telhado; se ela estiver atenta, qualquer coisa que aconteça na sala ela sente, se alguém abrir a porta lá atrás ela não está vendo mas sabe; é outro tipo de atenção e percepção. Os primeiros estágios são assim, você percebe com nitidez seu corpo, até pode ouvir seu coração ou sentir o fluxo do sangue no corpo nitidamente. Isso significa que você está atento, e só a partir daí que você pode ir mais fundo. A primeira tarefa é parar essa turbulência na mente, e esse primeiro momento será diferente de pessoa para pessoa, de acordo com a gravidade da turbulência. Então existem muitos diferentes tipos de dificuldades.

[N.E.: transcrição de trecho de palestra realizada pelo Monge Genshô Sensei]