Aluno: Relaxar e estar presente no momento, é esse
o sofrimento que vem?
Monge
Genshô: Não! Vem todo tipo de
sofrimento. Uma pessoa pode sentar e entrar em fantasias prazerosas, sexuais,
por exemplo. Começar a relembrar e passar todo o zazen assim. Nós chamamos isso
de Naraka, zazen dos infernos: a pessoa mergulhou num prazer que é
aprisionante. Outra coisa é torpor, cansaço, sono, etc., vai dormir durante a prática e aquele zazen é inútil. A pessoa
tem que se sentar atenta, ouvindo a chuva cair no telhado; se ela estiver atenta,
qualquer coisa que aconteça na sala ela sente, se alguém abrir a porta lá atrás
ela não está vendo mas sabe; é outro tipo de atenção e percepção. Os primeiros
estágios são assim, você percebe com nitidez seu corpo, até pode ouvir seu
coração ou sentir o fluxo do sangue no corpo nitidamente. Isso significa que
você está atento, e só a partir daí que você pode ir mais fundo. A primeira
tarefa é parar essa turbulência na mente, e esse primeiro momento será diferente de pessoa para
pessoa, de acordo com a gravidade da turbulência. Então existem muitos
diferentes tipos de dificuldades.
[N.E.: transcrição de trecho de palestra realizada pelo Monge Genshô Sensei]
[N.E.: transcrição de trecho de palestra realizada pelo Monge Genshô Sensei]