segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Como praticar o zen longe dos mestres? E como fazer os votos?

Creio que o melhor roteiro seja o seguinte:

1) Envolver-se na prática com o grupo da cidade onde você está, se houver um, se não há criar um grupo de estudos do zen com apoio à distância, estamos criando um sistema com textos e palestras gravadas em vídeo para ensinar meditação e teoria budista.

2) Aproveitar para aprender o que for possível com o monge que os visitar. Grupos sempre conseguirão ser visitados para fazer prática orientada.

3) Ir ao encontro de mestres e assistir um sesshin com um deles. Dois mestres viajam pelo Brasil e ministram ensinamentos no zen, Monja Coen (abadessa) ou Saikawa Roshi (mestre).

4) Para fazer a cerimônia de Jukai, (votos) se eu fosse seu professor pediria que costurasse seu rakussu pessoalmente e tivesse realizado pelo menos dois retiros comigo, além de ter observado sua atuação na comunidade da Sangha e em entrevistas percebido seu comprometimento com o caminho e estado mental. Normalmente isto demanda em meu grupo um ano de prática ou mais. Após isto levo o aluno e o recomendo ao Roshi para que participe da cerimônia de Jukai.

5) Não pense que você precisa ter um mestre à sua disposição todo o tempo, jamais morei na mesma cidade que meu mestre em toda minha vida, isto não me impediu de seguir o caminho, tornar-me monge e criar grupos de prática bem sucedidos, apesar das dificuldades óbvias.