sábado, 26 de março de 2011

Primeiro Hanamatsuri em Florianópolis


Clique na imagem para ampliar.

No dia 9 de abril a Comunidade Zen Budista de Florianópolis, por meio do Instituto Educacional Todatsu em parceria com a Associação Nipo Catarinense realizará na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Templo Daissen Ji, o 1° Hanamatusri de Florianópolis em que comemoramos os 2635 anos do nascimento de Buda.


A tradução literal de Hanamatsuri é Festa das Flores. É também o nome da festa que no Japão, no dia 8 de abril, relembra-se o nascimento de Siddhārtha Gautama, o Buda, que significa "o iluminado" ou "aquele que acordou".
No Hanamatsuri, a imagem do pequeno Buda está rodeada de flores e sobre sua cabeça verte-se um chá naturalmente doce chamado Amacha, feito a base de hortência. Hanamatsuri festeja o nascimento de Buda, que nos mostrou o caminho da iluminação através da meditação, a qual traz harmonia e permite acordar para a vida.
Além da cerimônia religiosa dirigida às pessoas atingidas pelas catástrofes no Japão, serão realizadas apresentações de artes marciais e folclóricas. Haverá barracas com apresentação de aspectos da cultura japonesa e de comercialização de produtos.


Comunidade Zen Budista de Florianópolis - www.daissen.org.br

Associação Nipo Catarinense - www.nipocatarinense.org.br

Nipocultura - www.nipocultura.com.br