quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ações e frutos, karma e vipaka


Roda do Dharma

P: Pensava que era todo o conjunto de nossas ações durante o decorrer da existencia tanto positivas como negativas, que determinavam como seria nosso proximo retorno...

R: Este é um engano, as ações (Karma) produzem frutos (Vipaka) estas surgem quando há condições para tanto, assim como uma semente só brota se houver umidade. Assim as ações produzem um estado mental e este conduz a próxima manifestação kármica, um homem que cultiva ódio projeta uma energia kármica (Vega)que se manifesta em um novo ser, que assume um Eu, em um lugar onde existem conflitos e ódios, uma nação em guerra por exemplo. Não há um retorno automático, como nascer cego por ser cruel, isso necessitaria um julgador externo, alguma administração de justiça mesmo que natural, embora desejemos isso não é assim que funciona, os frutos vem naturalmente ou mesmo podem não vir se não há condições propícias, e portanto podem demorar para surgir.

P: Gostaria de saber do senhor, se adquirimos karma quando temos um pensamento ruim, por exemplo: desejar que alguem sofra etc...

R: Sem dúvida, o efeito em seu estado mental é certo, e é este estado que determina a direção de sua vida, alimentar sentimentos maus é como pegar em brasas para jogar sobre os outros.

P: Gostaria também de saber o que é o ritual Choka, pesquisei no google e nao encontrei nada que falasse sobre ele...

R: Trata-se do ritual matinal, recita-se o refúgio, o Sutra do Coração da Sabedoria, a linhagem desde Buddha, os votos do bodisatva, pode ser curta ou longa dependendo de mais textos serem acrescentados, como Sandokai e Dharanis.