terça-feira, 28 de agosto de 2007

Ibiraçu terá “Caminho da Fé”

Ibiraçu terá “Caminho da Fé”

Portal Folha do Litoral

O município de Ibiraçu, no Norte do Estado, vai ganhar em 2007 a “Rota da Sabedoria e da Fé”, a exemplo do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O estudo que irá definir o percurso para peregrinação e caminhadas de contemplação da região está em fase de conclusão.

A “Rota da Sabedoria e da Fé” visa incentivar o turismo espiritual, cultural e ecológico, através da visitação pública ao Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem e 27 igrejas católicas da região, além de cachoeiras, fazendas, paisagens naturais e pontos turísticos localizados na zona rural de Ibiraçu. O estudo está sendo feito por técnicos da prefeitura, Sebrae-ES, secretaria de Estado do Turismo e representantes da Diocese de Colatina e do Mosteiro.

De acordo com o abade do Mosteiro, monge Daiju Bitti, o roteiro poderá ser feito de carro, moto, cavalo ou a pé e contará com mais de 100 quilômetros de caminhos pelo interior de Ibiraçu. Os turistas poderão conhecer várias capelas católicas construídas na época da colonização italiana na região. Uma delas fica localizada na divisa com o município de Santa Teresa, a cerca de 700 metros de altitude.

O monge explicou que a idéia surgiu após o resgate de um mapa com todo o trajeto que foi percorrido por ele há mais de 20 anos pelas capelas do município. “Há mais de 20 anos percorri esse trajeto como prática espiritual, inspirado no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que atrai milhares de turistas em busca de alto conhecimento e sentido para a vida”, justificou Daiju Bitti.

O projeto está sendo elaborado com o objetivo de melhorar a estrutura de hotelaria, restaurantes, sinalização e instalação de postos de informação turística. Com a implantação da rota, a prefeitura pretende ainda estimular o agroturismo, através da instalação de postos de venda de produtos da terra, entre outras atividades que possam gerar renda alternativa aos produtores rurais.

As igrejas que integração o roteiro da fé são as de Picuá, Rio da Prata, Pedro Palácios, Palmeiras / Itapira, Piabas, Alto Piabas, São Pedro, Rio Lempê, São Benedito, Santo Alexandre, Alto Bérgamo, Morro Alto, Santo Antônio (Igrejinha da Pedra BR-101), Santo Antônio, Valada Maffei, Santa Maria D'Angola, Monte Seco, Caboclo Bernardo, Seminário Nossa Senhora da Saúde, Aricanga, Guatemala, Taquaraçu, Igrejinha de Santo Antônio (Dival Curto), Cascata (São Miguel) e Mosteiro Zen.

Fonte:http://www.ibiracu.com/noticia.php?id=59