sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Perguntas de um trabalho de psicologia e religião


1 -Qual a importância de sua religião para seus adeptos?
O zen budismo é visto como um método para alcançar a iluminação, ou a libertação do sonho de ilusões em que estamos mergulhados, o sentido do budismo é ter uma porta de saída, ou seja, alcançado o despertar não teria sentido continuar carregando o método.

2 -De que forma os adeptos de sua religião expressam sua fé?
O zen budismo não é uma fé, o método precisa ser praticado seriamente, por esta razão chamamos seguir o método de "a prática". Dizemos que o zen budismo não é a religião do acreditar, mas sim a do despertar.

3 -Como vocês vêem os adeptos de outras religiões?
Pessoas diferentes precisam de sistemas diferentes, a diversidade religiosa não somente é natural como necessária. O budismo não se vê como proprietário de uma "verdade" excludente.

4 -Como a sua religião vê temas polêmicos como o aborto a eutanásia e o suicídio?
O budismo não tem posições fechadas, pensa que cada caso precisa ser examinado em suas condições,atentando para o sofrimento menor para o maior numero de pessoas, por exemplo, o aborto de um feto inviável é lógicamente uma diminuição de sofrimento. A eutanásia pode ser perfeitamente plausível nesta ótica desde que haja clareza dos envolvidos. O suicídio pode ser entendido se beneficiar mais seres, se for um ato altruísta, embora seja, para o indivíduo, uma grande perda de oportunidade se sua vida puder, em qualquer forma, ser proveitosa.

5 -Como a sua religião vê aspectos da sexualidade nos dias de hoje?
A sexualidade é produto de apegos e desejos, a forma de sua expressão não importa, se causa sofrimento a outros seres é uma coisa má, se causa felicidade e harmonia é uma coisa boa. A regra budista é "não use sua sexualidade de forma a causar sofrimento".