terça-feira, 17 de maio de 2011

Os dez passos em busca do boi


Vamos estudar um texto muito famoso do zen e os comentários feitos por Katsuki Sekida.
O texto é “Os dez passos em busca do boi”. Temos aqui o boi simbolizando o que seria a mente. O primeiro passo é Começando a buscar o boi, na literatura budista se compara o boi com nossa própria natureza verdadeira, buscar o boi é investigar essa natureza verdadeira,o primeiro estágio é o começo dessa investigação. Consideremos um jovem no umbral do caminho, a sua imaginação espera muitas coisas do futuro, umas vezes alegre, outras pensativo, espera que a vida tenha destinado pra ele algo, mas não sabe o que ocorre na realidade, na verdade ele mesmo não sabe bem o que deseja da vida. A imagem é um homem no caminho, ele não enxerga o boi que ele está procurando, poderia abrigar a idéia de trabalhar para os demais negando a si mesmo, se sacrificando - Quero fazer algo grande, quero saber como se constitui o mundo e que papel há de ser o meu, quem sou eu, que posso esperar de mim - pode ser que pense assim, então ele poderá iniciar seus estudos em algo que possa levá-lo a cumprir seus objetivos e sonhos, em qualquer direção que vá tende a encontra-se com uma intrincada rede de trafego, uma espécie de grande labirinto.
Trabalhando numa situação que não havia previsto originalmente, vai andando e de repente o caminho está fixado, mesmo assim surge a sensação de que algo falta. É nesse momento que as pessoas procuram uma religião . O zazen é o treinamento para converter-se em Buda, para voltar a ser um Buda posto que a pessoa não percebe que é um desde o principio, então ele encontra-se no estágio de iniciar a busca do boi. Essa é praticamente a descrição de todos que chegam a uma prática espiritual. Aconteceu algo, parece que a rede da vida não é suficiente ou está incompleta, não nos realizamos completamente.
(continua)

(Monge Genshô, texto decupado da gravação de palestra por Ápio San, ainda carente de revisão para transformação em texto escrito.)