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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vislumbrando o Boi (cont)


No terceiro passo "vislumbrando o boi", “por fim se encontrou o boi, mas lhe viu apenas o rabo e as patas, teve uma experiência do tipo de kensho. Mas se lhe perguntam de onde vem e para onde deve ir, não sabe dar uma resposta clara. Desde o principio sempre houve muitos tipos de kensho. O satori de shakyamuni Buda foi a criação de um novo mundo, antes de seu tempo ninguém sequer sabia que existia tal acontecimento, a experiência sem precedentes ocorreu subitamente a Buda atravessando-o como um raio e todos os problemas resolveram-se no mesmo instante. Se Buda não estivesse tão adiantado no treinamento não teria podido explorar de maneira criativa aquela região que nunca havia sido visitada por nenhum ser humano. Antes dessa experiência, Buda havia passado pela sétima e oitava etapas de nossa seqüência e havia alcançado a nona, ele teve então um kensho completo que é a iluminação
real. Desde seu tempo tem havido muitos mestres zen que tem completado o curso de
treinamento antes de ter a experiência de kensho. Muitos precisaram de quinze a vinte anos para que isso ocorra.
Aos estudantes modernos do zen, nós lhes dizemos ao começar, que há um acontecimento chamado kensho,iluminação, uma experiência mística que os está aguardando. Quando cruzam o caminho desse terceiro estagio o tomam naturalmente como se fosse a experiência de Buda, como se tivessem chegado ao cume da pratica do zen, vão subindo por rochas e arbustos desejando essa visão e a primeira olhada gritam - É isto, cheguei! – certos de que o que vêem não é falso.
Mas há uma grande diferença entre sua experiência e a de Buda em conteúdo, beleza e
perfeição.” Isso tem acontecido bastante, pessoas que tem uma primeira experiência um
pequeno vislumbre e se crêem iluminados e saem se auto intitulando mestres iluminados e saem a propagandear “mestre iluminado vai dar um curso no final de semana e você poderá alcançar a iluminação em dois dias”. Hoje, nesse sesshin, nós temos outra situação, nem mestre iluminado, nem ninguém irá alcançar a iluminação, teoricamente poderia acontecer, e também pode acontecer uma situação como esta, um primeiro vislumbre, é que o primeiro vislumbre embora espetacular para quem o experimenta não significa estar iluminado, significa só - Olhei o rabo e as patas, nem vi o boi inteiro. A observação de Sekida é que nesse estagio Vislumbrando o boi, se experimenta em algumas ocasiões certo tipo de samadhi, mas ele é instável e carece de segurança.
Ainda sim o mestre pode tomar a mão do aluno que tenha tido essa experiência e conduzi-lo até a sala de meditação dizendo - É isso, é isso – isso faz parte da estratégia do mestre, o qual se adapta a capacidade e necessidade do estudante. Alguns mestres não são muito estritos e dão credito ao aluno mais facilmente, outros menos, todos tem sua forma individual de ensinar e há razão em seus métodos. Falando em geral quando o estudante é promovido adquiri certa confiança e sua pratica começa a andar nos trilhos. Entretanto há exemplos de estudantes que tem estudado de baixo de mestres estritos durante dez ou quinze anos sem que hajam recebido alguma confirmação de seu adiantamento e que um dia explodem com uma iluminação genuína, isso se chama satori (iluminação), repentina e direta e aquele que vivencia uma experiência exaustiva e profunda tem uma experiência igual a que teve Buda Shakyamuni. O método de adiantamento gradual passo a passo chama-se zen escalonado quando comparado a iluminação súbita e direta, mas tanto se vamos gradualmente como se vamos de um salto tudo depende da própria determinação de alcançar o topo, não duvidem,se requer um esforço desesperado para alcançar uma iluminação genuína.

(Monge Genshô, texto decupado da gravação de palestra por Ápio San, ainda carente de revisão para transformação em texto escrito.)