quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Realizar-se neste mundo


Pergunta: O que significa que nós termos que lutar contra o dragão?

Resposta: Esta luta é porque nós temos ignorâncias incontáveis. Isto desde muito tempo atrás, e por isto estas raízes são muito fortes. Tem que cortar . Esta é a luta. Agora, o Budismo Mahayana, o Zen, vai muito mais além: tentar sem cortar estas ignorâncias, vivendo neste mundo com família, com mulheres, com filhos, com pai e mãe e realizar a iluminação.
Esta é que é a libertação verdadeira. O Zen é assim. Dentro do Shingon esotérico é assim. Aceitação. Se uma pessoa resolveu tudo e se iluminou, vem aquela exclamação do Buda: “Que maravilhoso! Todas as coisas são douradas! Todos os seres têm a natureza de Buddha. Céu, terra, todos os seres viventes realizaram a iluminação comigo. Quem tem ouvido, escuta o meu sermão!” Como o orvalho do céu: quem toma uma vez deste orvalho, nunca mais morrerá. Quem está sofrendo com esta mortalidade, impermanência, quem encontra este ensinamento, é como tomar esta goteira do céu. Este é o ensinamento do Buddha. Aí nunca perderá a sua vida. Todo mundo tem medo de doença, envelhecimento e morte. Então, para quem pode ter esta pureza,esta tranqüilidade absoluta, esta é a melhor coisa que existe. Não são
somente os bens materiais que contam, mas é dar segurança e vida, este é o trabalho dos monges. Com esta missão, o egoísmo de seguir o Caminho sozinho deve ser contrabalançado. Por isto, este é um trabalho de herói. Com um herói, lutando contra milhões de inimigos, pode-se mais ganhar para si mesmo. É um trabalho muito difícil. É isto.

(Igarashi Roshi, 1986, trecho de palestra)