Follow by Email

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Treino e resultado

Na Sangha de Florianópolis,DaissenJi, o Professor Bueno ministrou seu curso de Sumi-e e Aikidô no fim de semana, Jikiho San fez as refeições na cozinha do Daissen Restaurante, as fotos mostram o clima de harmonia e o belo resultado do aprendizado.




"A palavra sumiê significa “pintura a tinta” em português, e consiste numa técnica de pintura em preto-e-branco originada em mosteiros budistas da China durante a dinastia Sung (960-1274). Levada pelos monges zen ao Japão a partir do século XIV, o sumiê tinha essencialmente temáticas espiritualistas que representavam elementos budistas, como o círculo, que indica o vazio interior, ou da natureza, como as rochas e a água.
Para o artista, o mais importante é retratar a essência do elemento a ser pintado, e não a mera reprodução de sua aparência exterior. Adotando esses princípios, o sumiê exerce uma dicotomia interessante. Preto-e-branco, concreto e abstrato, água e terra, controle e espontaneidade são manifestações presentes nessa arte, que, a partir do século XV, passou a retratar também pássaros, flores e paisagens."
Postado por Michel Seikan Mais fotos aqui