Voltando
ao Sutra: “os homens que fortaleceram seus méritos, tais homens, buscando ouvir
esses ensinamentos, experimentarão em si um imediato surto de pura
compreensão”. Ele está dizendo que os homens que realmente praticarem e ouvirem
esses ensinamentos, experimentarão um surto de pura compreensão e o Tathagata
os reconhecerá. “Sim, ele perceberá claramente estes de puro coração e a
magnitude de suas excelências morais e por que assim será? Porque tais homens
não sucumbirão ao erro de considerar a ideia de uma ego identidade, uma
personalidade, um ser ou uma individualidade separada”.
De
novo ele diz que: “aqueles que praticam, procuram a sabedoria e ouvem o
ensinamento, não sucumbirão ao erro de considerar uma ego entidade, eles terão
um salto de súbita compreensão”. Esse salto de súbita compreensão é como se diz
tradicionalmente que ocorre a iluminação. A iluminação não ocorre aos
pouquinhos, estágio por estágio, mas sim em saltos. É como se de repente: “ah!
Entendi!”. Depois ocorre outro salto e outro. Na maior parte das vezes a gente
ouve um ensinamento budista, como deve estar acontecendo com vocês, e ficamos
com um sentimento de desconfiança de que há alguma coisa ali, mas que ainda não
conseguimos compreender. É difícil agarrar de verdade essa ideia de que ego
entidade é pura ilusão, porque eu continuo olhando e sentindo que estou
separado. Por isso nós sentamos as pessoas de frente para a parede. Olhe de
frente para a parede, aquilo que você pensa que você é, na verdade, são aqueles
pensamentos turbilhonando, vindo à mente, um depois do outro, encadeados, junto
com a maneira que você sente as coisas, a forma como você percebe esse
emaranhado de sentimentos, aquilo é você. Retire isso e o que resta? Retire a
noção de “meu nome”, “minha vida”, “meu passado”, “meu futuro”. O que resta?
Isso que resta é você realmente. Então, quem você é? (continua)