segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Autocontrole é Paliativo



Controle é uma coisa que sempre falha. Eu já me prometi muitas vezes ser paciente, não ser agressivo numa resposta, e até hoje não consegui. De vez em quando eu faço isso, mas como eu não sou humilde como aquele mestre que, irritado, voltou a meditar por 6 anos para só depois voltar para os seus discípulos, eu continuo. Então, o controle fracassa. O controle vai sempre fracassar em algum momento. Se você diz assim: “eu não vou ter raiva”, “eu não vou, não vou perder a paciência agora, eu vou ser uma pessoa sempre calma”, isso vai invariavelmente fracassar.

A única saída para não fracassar é se você pratica e o sentimento não surge - então você não precisa se controlar. Quando alguém lhe diz alguma coisa, insultando-lhe, diz uns palavrões no trânsito, por exemplo, e você pensa: “oh, ele está nervoso, deve estar com problemas”, aí então você não sente nada, e o controle será desnecessário.

Se você não sentir, então sua prática está boa. Se você sentir e tentar controlar, um dia o sentimento vai ser mais forte, um dia você vai estar com TPM, e vai responder de acordo com o seu sentimento. É isso que vai acontecer.