Aluno: Alguns mestres fizeram a
transmissão do Dharma para mais de um discípulo. Há tais registros?
Monge Genshô:
A transmissão da sua linhagem é uma genealogia. Por exemplo, normalmente nós
recitamos a linhagem até Keizan, porque a partir de Keizan há uma grande
subdivisão, visto que Keizan deu a transmissão para muitos alunos, e as
linhagens se dividem. Praticamente todos
os Soto Zen descendem de Keizan, mas como as linhagens vão se dividindo como
uma genealogia, há grande diversidade de linhagens hoje. Há cerca de 50 linhagens significativas no Soto Zen, e muitas outras sublinhagens.
Saikawa
Roshi "deu" a transmissão a seis alunos, e se eu "der" a transmissão para alguém
já se forma uma linhagem diferente da de algum outro aluno dele.
Alguns
mestres tiveram muitos alunos realizados, e outros mestres tiveram
poucos. Muitas linhagens morreram, porque não houve alunos que continuaram.
Dos cinco grandes sucessores de Hui Neng
só dois deixaram linhagens sobreviventes: Caodong, da Soto Zen, e Lin Chi, de onde se origina a escola Rinzai.
Os
outros três grandes mestres de quem nós temos registros escritos, ensinamentos
maravilhosos, não conseguiram uma linhagem sobrevivente, e em algum momento a
linhagem morreu.
Na
verdade, a linhagem de sucessão de Prajnapati, que era tia de Buda e que foi
dando a transmissão para mulheres numa ordem, a ordem feminina, desapareceu no
século XIII, ou seja, 1900 anos depois de Buda, e hoje as mulheres tomam as
ordenações monásticas em linhagens masculinas.
Atrás
de mim não tem, até Buda, uma única mulher, porque as linhagens femininas iam
sempre tendo ordenações femininas até o século XIII. Isso pode perfeitamente
acontecer.