quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A Iluminação é Possível




Aluno: Estando nessa experiência temporal de vida e morte, como é possível você experimentar algo além disso, atemporal?

Monge Genshô: Bem, você tem que confiar na experiência dos mestres da linhagem de toda uma tradição de 2 mil e quinhentos anos. Sim, é possível. A iluminação é possível, não tem nada de tão fantástico. É fantástico, mas não é fantástico. É extraordinário, mas não é extraordinário. Vários alunos já se sentaram na minha frente e me contaram experiências de iluminação, que são experiências fugazes. No último retiro, de quarenta pessoas eu contei três que se sentaram na minha frente e contaram uma experiência real. Mas uma experiência curta, pequena, não é 'A Iluminação'. De qualquer modo, essas pessoas que tiveram mesmo que uma experiência curta não precisam mais de mim para dizer que isso existe, porque já experimentaram um pedacinho. Agora tudo o que eu posso dizer é: "vá mais fundo, faça isso e isso, tem muito mais, você mal arranhou a casca, tem muito mais para descobrir". Essas pessoas não precisam mais ter fé, pois já experimentaram. 
Isso é o ensinar, uma escola para a iluminação.

[N.E.: trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]