sexta-feira, 15 de junho de 2018

Respeito ao Próximo



O conceito da vergonha no Japão é baseado na ideia de que os outros são importantes e precisam ser respeitados. Nós reproduzimos isso durante nossas cerimônias: por exemplo, ao comer, quando esperamos que todos se sirvam antes de começarmos a comer, quando não deixamos restos, quando você tem que limpar tudo. Todo o ensinamento está ali e você precisa enxergar isso. Tudo que está sendo treinado é para ser levado para fora daqui e se você fizer assim o mundo muda.



Uma vez cheguei a um aeroporto de uma cidade no interior do Japão e estava com vontade de almoçar, então procurei um restaurante, fui lá, peguei batatas fritas, tudo que não serviam no mosteiro e fui comer. O aeroporto estava todo deserto e tudo estava muito limpo. Comi sozinho, limpei tudo, olhei se não havia caído lixo no chão, recolhi tudo e joguei nos lixos certos, de modo que ficou tudo como estava antes, e é assim que eles esperam que tudo funcione. Se é feito dessa forma por todos, tudo permanece imaculadamente limpo. Esta forma de fazer as coisas veio dos mosteiros budistas. 

Uma sociedade assim é muito mais rica, porque não desperdiça recursos em câmeras de vídeo, cercas elétricas, cachorro para proteção, etc., coisas que pessoas como eu, que moro em Florianópolis, uma cidade relativamente pequena, têm que ter.

[Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]