(ZAZENGI)
Dogen Zenji
Tradução de José Fonseca
Estudar zen significa praticar zazen. Para praticar zazen escolha um lugar calmo,
sem
umidade nem vento, e um tapete grosso. Imagine que o lugar onde está é o
Assento do Diamante, pois usamos a mesma postura de Sakiamuni ao ser
iluminado. Alguns monges praticam em grandes pedras e outros seguem a
prática dos sete budas, de sentar em almofadas de capins.
No
local do zazen não deve haver escuridão, mas brilho moderado noite e
dia. Deve ser morno no inverno e fresco no verão. Mantenha corpo e mente
em descanso - corte toda atividade mental. Não pense sobre tempo e
circunstâncias, nem se amarre em bons ou maus pensamentos. Zazen não é
nem consciência de si nem auto-contemplação. Jamais tente se tornar um
buda. Desligue-se das noções de deitar ou sentar. Coma e beba
moderadamente. Não perca tempo. Atente para sua própria prática de
zazen. Aprenda com o exemplo do quinto patricarca Konin de Monte Obai.
Todas as suas ações, todos os dias, eram prática de zazen.
Quando
praticar, use um kesa e uma pequena almofada redonda. Sente-se não no
meio da almofada, mas na parte posterior dela. Cruze e pouse as pernas
no tapete. A almofada deve estar em contato com a base de sua espinha.
Esta é a postura básica transmitida de buda a buda, patriarca a
patriarca.
Use
a postura de lotus, meia ou completa. Em lotus completo, o pé direito
vai sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita. Mantenha
as pernas horizontais e a coluna perfeitamente reta. Em meio lotus, o
pé esquerdo é posto na coxa direita e o pé direito sob a coxa esquerda.
Folgue
sua roupa alinhe-se para cima. Mão direita no pé esquerdo, mão esquerda
no pé direito. Os polegares retos tocam-se levemente. Ambas as mãos
devem estar contra o abdomem, o dorso dos polegares alinhados no nível
do umbigo. Lembre-se de manter a espinha dorsal reta o tempo todo. Evite
inclinar-se para frente ou para trás, esquerda ou direita. Alinhe as
orelhas com os ombros. O nariz e o umbigo também devem estar no mesmo
plano. Coloque a língua contra o céu da boca. Respire pelo nariz e
mantenha seus dentes e lábios juntos. Os olhos ficam abertos
naturalmente. Ajuste o corpo, inicialmente, com uma respiração profunda.
A forma de seu zazen deve ser estável como uma montanha. Pense "sem
pensar". Como? Usando "não-pensar". Este
é o esplêndido caminho do zazen. Zazen não é um meio de iluminar-se,
ele é a ação completa do Buda. O próprio zazen é natural e pura
iluminação.
Dito aos monges de Kipoji em novembro de 1243.
(Capítulo 11 do Shobogenzo , Olho e Tesouro da Verdadeira Lei, edição traduzida por Kosen Nishiyama, Tokyo, 1988)