quarta-feira, 1 de março de 2017

A Originação Dependente: Interdependência e Interconexão




O que é que diz a originação interdependente? A originação interdependente diz que uma coisa sempre é porque outra é, pois depende de outra que depende de outra que depende de outra e você não acha nada que não esteja dentro desse círculo de interdependência e interconexão. No fundo, esta é a declaração de que as coisas não existem por si mesmas, e não são elas, em si, algo especial. Isso contraria a nossa percepção normal.

O que acontece com a nossa percepção normal? Nós nos sentamos aqui, abrimos os olhos e vemos um mundo externo, ouvimos um mundo externo, degustamos um mundo externo, sentimos pelo tato, estamos presos num corpo e esse corpo parece separado de todas as outras coisas. O que Buda tenta demonstrar é o seguinte: isto é uma manifestação extemporânea, um fenômeno dentro do universo porque, na verdade, não há nenhuma partícula de seu corpo que não seja dependente do próprio universo, ou profundamente preso a ele.

Todos os átomos do corpo estão ligados a este universo, são muito antigos, bilhões de anos. A maioria dos átomos dentro dos corpos de vocês são anteriores à existência do Sol, do nosso Sol e do nosso sistema planetário. Estamos materialmente inseridos no universo, e isso é uma coisa que todos nós sabemos. Também sabemos que nem uma parte do corpo, do ponto de vista material, desaparece daqui: simplesmente dissolve-se neste mesmo universo, neste mesmo mundo. O ferro, o cálcio, o carbono, o hidrogênio e o oxigênio do corpo e tudo mais, simplesmente se reintegram a esse mundo.