sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Múltiplas Possibilidades




Você tem que agradecer muito pela oportunidade de ser um ser humano, de poder falar, ouvir o Dharma. Os animais não têm a oportunidade de ouvir o Dharma. A cosmogonia budista não é um artigo de fé, mas diz que existem muitos outros níveis de manifestação, mesmo manifestações sem forma, puras consciências. Existem outras formas de manifestação mais elevadas que a humana. Uma antiga tradição ensina que são trinta e dois níveis, sendo este nível em que nós estamos aqui o sexto.

Pergunta: Mas isso é verificável?

Monge Genshô: Não, e também não é artigo de fé. Você pode encarar isso como um artifício didático, como uma mera possibilidade, como especulação… não tem importância. Mas, de qualquer jeito, você deve olhar e dizer: “ah, existem muitas possibilidades!”. É mais ou menos como em física, quando se fala na possibilidade de múltiplos universos. Nós sabemos que existem essas especulações na física moderna. Pode perfeitamente ser possível, só que nós não sabemos, ainda é especulação teórica. Não há ainda nenhuma comprovação. Para nós, para nossa prática, basta pensarmos na mente agora, na vida agora, na felicidade agora. Tudo isso pode ser desconsiderado, pelo menos do ponto de vista do Zen. Mas é oportuno quando falamos a respeito, porque, para o Budismo, existem muitas possibilidades.

Pergunta: É porque o senhor comentou muitas vezes que o que não é verificável não é assunto do Zen, mas por outro lado muitos textos falam de coisas não verificáveis.

Monge Genshô: O que Buda declarou é que ele não discutia assuntos não verificáveis. Por exemplo, você diz assim: “responda-me, existem estes mundos de puras consciências?”; ele simplesmente se recusava a debater este tipo de assunto.

[Trecho extraído de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]