quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Budismo é religião?

Extratos de texto postado por Paulo, em lista budista:

O Budismo é religião?

O que é religião?

Segundo o Houaiss, religião pode ser definida como "4. crença, devoção, piedade; 5. reverência às coisas sagradas" e em sentido figurado deriva-se como "8. qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica etc."

No budismo há crença, na forma de saddha – confiança – nos ensinamentos do Tathagata.

É necessário confiar nos métodos propostos pelo Buda para sentar em silêncio 40 minutos, ou recitar mantras dezenas, centenas, milhares de vezes, ou para cantar textos em japonês ou tibetano – "................

É necessário devoção, no sentido de dedicação zelosa, para avançar nas práticas.

E o Buda nos propõe um método prático para superar dukkha, que sem atuação, sem prática efetiva, não passa mesmo de especulação.

..............

Finalmente, a expressão "filiação a um sistema específico de pensamento que envolve ética" me parece adequada para definir qualquer pessoa que adote as praticas budistas – estando ele filiado ou não a uma linhagem organizada em hierarquia etc.

Se reduzirmos o budismo a uma "filosofia" em que não há crença, nem devoção nem reverência, creio que só sobra um conjunto de palavras pouco efetivas para a superação de dukkha.

.................................
Abraços,

Paulo