Aluno – Qual a explicação para as
diferentes cores nas roupas dos monges?
Monge Genshô – Quando você faz a
Cerimônia de Jukai, antes você costura um rakusu para poder participar desta
cerimônia e fazer os votos dos 16 preceitos. Na nossa sangha você usa uma cor
preta, que é a cor da humildade, eu não vou aparecer, eu vou desaparecer,
quanto menos aparecer melhor.
Quando você se ordena como Monge Noviço,
você usa a cor preta. O kimono é branco, o Koromo é preto, e o manto é preto.
Em 2008 eu fiz o Hossenshiki, que é uma cerimônia em que você se gradua como
monge, você deixa de ser noviço e passa a ser Monge Aprendiz, “Zagen”. Aí você
pode fazer limitadamente certas coisas se o mestre autorizar você. O
Hossenshiki é um exame público em que o monge é interrogado por todas as
pessoas e tem que responder sem exitar. Nós fizemos um aqui em 2008. Mas você
continua usando preto, não muda nada de cores.
Em 2010 Saikawa Roshi me deu a
transmissão, então eu deixei de ser “Zagen”, Monge Aprendiz, para ser “Osho”,
que significa "mestre". A partir desse momento, você pode usar algumas cores, em
geral marrom. Agora vou ao Japão para mais uma graduação e então vou poder usar
um manto amarelo, que a cor do manto de Buda. Vou ser Abade dos Mosteiros de
Eihei-Ji e Soji-Ji por 1 dia, aí recebo esse reconhecimento da Escola Sotoshu.
É por isso que as cores mudam.
Isso também pode causar perturbação,
porque algumas pessoas acabam gostando muito, e esse aspecto institucional ou
de carreira pode ser perturbador para o “eu”, então você tem que tomar muito
cuidado com isso. Então, mesmo que em 2010 eu comecei a ser chamado de “Sensei”,
aqui na sangha ninguém foi autorizado a me chamar de “Sensei” por 1 ano, eu não
deixei, até que veio alguém de fora e me chamou de Sensei na frente de todo
mundo, aí então isso começou a acontecer. Esse rakusu colorido eu ganhei de
presente. Só usam rakusus coloridos na nossa linhagem os graduados, em outras sanghas pode ser diferente.