sexta-feira, 9 de junho de 2017

O Caminho do Despertar




Verdadeira natureza, então, é algo que você tem que experimentar. Kenshô é uma experiência mística, e o sesshin é um local adequado para proporcioná-lo. Normalmente você não vai ver nada sentado em zazen. Pode ocorrer de subitamente você perceber a verdadeira natureza no som do mar, durante a caminhada, ou em qualquer evento. Se você perceber algo, venha contar para mim, peça uma entrevista para relatar sua experiência, para sabermos se é uma experiência real ou uma fantasia ilusória - eu poderei dizer o que é.

O Kenshô pode ser uma experiência muito limitada, muito curta. Na realidade, é um vislumbre do que é a iluminação. A iluminação verdadeira é definida pela palavra Satori.

Para definir melhor: Kenshô são as experiências místicas, que ocorrem não necessariamente no Zen, mas em muitas ocasiões, e mesmo sem uma prática espiritual podem vir a ocorrer - desde que a mente esteja em um determinado estado, você pode ter essa experiência mística.

Se você acumula experiências de Kenshô, que são inesperadas, completamente súbitas, instantâneas e evanescentes, ou seja, desaparecem com o primeiro pensamento ou verificação, à medida que você for tendo estas experiências através de uma prática intensa, se você não deixar de fazer zazen e não deixar de se esforçar, estas experiências podem passar a ser, em algum momento, de seu domínio, de modo que você as possa chamar a qualquer instante. Quem desenvolveu a capacidade de chamar a experiência de Kenshô quando quer, em qualquer circunstância, tem o que nós chamamos de Satori, e isto é realmente uma iluminação de nível mais alto, realmente respeitável.