Pergunta – O Zen é meditação,
certo? Ele é um corte, axiológico do próprio budismo. Só que ele tem um caminho
próprio dele, o senhor falou aí no aspecto da ortodoxia. Inclusive o Zen é uma
divisão, e o senhor fez uma analogia entre o judaísmo e o cristianismo, só que
o cristianismo tem um livro próprio, e seus próprios princípios cristãos, que
foram escritos, etc, então porque o Zen ainda é indexado ao budismo, se ele
manteve a linha própria dele? Porque ele
tem fundamentações para andar sozinho. O Senhor mesmo colocou que os papéis são
simplesmente coisas explícitas, escritas, e o tácito, o não escrito, é a base
do Zen, então porque o Zen Budismo, não é somente o Zen?
Porque
o Zen, do ponto de vista do Zen, é budismo. Eihei Dogen, fundador da nossa escola no Japão disse: isso é budismo, esses são os ensinamentos de Buda. Quando Buda
ensinou, ele não escreveu textos. Os textos só foram escritos 3 séculos depois
da morte de Buda por compilação de memorização oral, embora muito cuidadosa.
Aliás, esses grandes líderes espirituais do passado, têm essa semelhança. Cristo também não escreveu nada. Os
evangelhos foram escritos décadas depois da morte dele em língua diferente da
que ele falou, praticamente todos eles foram escritos em grego.
O
budismo diz que o Zen consiste na transmissão de Buda para Mahakashiapa, porque
ele levantou uma flor, numa assembleia sem dizer uma palavra e Mahakashiapa
sorriu, e então ele disse: “Mahakashiapa foi o único que entendeu” o verdadeiro
ensinamento, a verdadeira transmissão, é uma transmissão além das escrituras.
O
Zen tem muitos textos? Tem, mais que qualquer outra escola. Os professores
estão sempre falando? Sim, sempre falando, e dando palestras. Eu perguntei para
meu mestre, “por que falamos tanto”? E ele disse: “porque isso é tudo que nós
temos”. Não temos outra maneira de transmitir, além da palavra, dos livros, dos
ensinamentos. Então o Zen quer dizer: “nós somos o ensinamento, aquele de Buda
para Mahakashiapa”.
Surgiram
muitas escolas, dos mais variados tipos, elas têm sentido? Tem, porque as
pessoas são diferentes. Há pessoas devocionais, há pessoas estudiosas, há
pessoas que querem se remeter ao significado das palavras originais, todas
essas escolas têm suas virtudes. O Zen também tem suas virtudes ao querer voltar
à prática original de Buda - Buda sentou em zazen, então nós vamos sentar em
zazen. Se Buda sentou nessa postura, então vamos sentar nessa postura, porque
nós vamos imitar Buda. Essa é a essência do Zen. Mas ela serve para todo mundo?
Não, não serve para todo mundo. As escolas budistas são necessárias porque as
pessoas são diferentes. As outras religiões também são necessárias, porque as
pessoas são diferentes. Existem pessoas que precisam trilhar aquele outro
caminho, e por isso essa diversidade não é pobreza, é riqueza.
Porque
o Zen precisaria seguir o seu caminho, afinal de contas cada mestre segue o
seu, os alunos seguem o mestre que querem! Então já existem múltiplos caminhos,
certo?