Aluno: a própria bíblia
em si, algumas partes dela são compostas de fatos históricos, mas ela também tem
muita interpretação dos fatos, não?
Monge Genshô: na verdade, a bíblia é
constituída de 60 e poucos livros de muitos e diferentes autores. A palavra
bíblia vem de "biblos", que em grego quer dizer "os
livros". Então, é uma reunião de textos que não estavam juntos
antes - eles foram consolidados muito depois, inclusive os evangelhos foram
escolhidos entre 40 diferentes, e todos os outros foram declarados apócrifos e
aqueles 4 escolhidos no famoso conselho
de Niceia.
Bom, evidentemente a bíblia é então um documento
histórico interessante e com muitas referências. Algumas serão contraditórias, outras serão enganos. Por exemplo, lemos que há um objeto grande
dentro do templo e que a sua circunferência é 3 vezes o seu diâmetro. Na
realidade é só uma aproximação, pois nós sabemos que pi é 3,14 de
diâmetro, e não 3 vezes. Mas no tempo da escrita do livro não se sabia dessa relação, de modo que ela é colocada
errada no texto. Há muitas coisas deste tipo dentro dos textos históricos.
Mas vamos nos referir aos textos budistas, que também não fogem dessa característica. O
Sutra de Lótus, que é um dos muitos famosos, originalmente teve menos capítulos.
Hoje ele tem 28 capítulos e isso é uma quantidade importante de interpolação de textos,
porque cada vez que alguém compilava dizia: "Poxa, mas faltou alguma
coisa", e acrescentava.
Quando o budismo chega na China, os chineses ficam meio
horrorizados porque budistas não davam muita atenção para essas coisas de
"meu pai", "minha mãe", "minha avó",
"antepassados", e os chineses reverenciavam os antepassados,
ponto importante no confucionismo. A China daquela época era toda baseada em
respeito filial aos pais. O Sutra do Lótus não falava disso, mas hoje tem um
capítulo só sobre pais e filhos, que é originário desse momento na China.
Também
os textos budistas necessitam uma certa desconfiança: “isso aqui é um pensamento
original de Buda?”, porque pode não ser. Você tem que verificar se ele é
coerente no contexto geral, porque pode ser contraditório. Eu já vi um texto
atribuído a Bodhidharma que dizia que não seria errado matar opositores. Como um alguém coloca algo tão
sectário e odioso dentro de um texto budista?”. Evidentemente que isso foi escrito
por alguém que estava dentro de uma briga feia com outro grupo budista e
atribuiu a fala a Bodhidharma somente para ter crédito.