segunda-feira, 3 de setembro de 2018

As Origens das Regras


No jogo de xadrez, mudaram-se tantas coisas por causa do ambiente que inicialmente a peça mais forte do jogo de xadrez era um Marechal de Campo, que era um general, e ficava ao lado do rei. Na idade média, quando o jogo chegou na Europa, esse Marechal de Campo era originalmente chamado Vizir, porque o jogo veio com os árabes, na invasão islâmica. Mas isso não apoiava a fé católica, então tomou-se a providência de fazer do Marechal de Campo, o Vizir, não general, mas a Dama, Nossa Senhora, e ela passou a ser a peça mais poderosa. “La Dame”, a rainha em português, mas em várias outras línguas é a Dama. E é o elefante, “el alfil”, até hoje chamado assim em espanhol, uma denominação arcaica do elefante. Alfil em Portugal virou bispo, porque o bispo era a Igreja. Com a dama, Nossa Senhora, o bispo , o xadrez pronto, virou um jogo católico, religioso, então todo mundo podia jogar sem problemas. Assim as coisas ocorrem. Quando olhamos a origem das coisas sempre podemos dar risadas.

Para ilustrar um pouquinho mais, há uma história famosa de um monastério onde apareceu um gato e ninguém queria mandar o gato embora, porque os Monges gostavam de acariciá-lo, e o gato começou a ir à cerimônia, Chokka, e andava de um lado para o outro. Então o Mestre perdeu a paciência com a história do gato perturbando a cerimônia e mandou amarrá-lo. E em todas as cerimônias eles amarravam o gato antes de iniciar. Passaram-se muitos e muitos anos, e, naquele mosteiro, não se podia fazer cerimônias se não houvesse um gato amarrado. Assim funciona a mente humana.

[Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]