No jogo de xadrez, mudaram-se
tantas coisas por causa do ambiente que inicialmente a peça mais
forte do jogo de xadrez era um Marechal de Campo, que era um general,
e ficava ao lado do rei. Na idade média, quando o jogo chegou na
Europa, esse Marechal de Campo era originalmente chamado Vizir,
porque o jogo veio com os árabes, na invasão islâmica. Mas isso
não apoiava a fé católica, então tomou-se a providência de fazer
do Marechal de Campo, o Vizir, não general, mas a Dama, Nossa
Senhora, e ela passou a ser a peça mais poderosa. “La Dame”, a
rainha em português, mas em várias outras línguas é a Dama. E é
o elefante, “el alfil”, até hoje chamado assim em espanhol, uma
denominação arcaica do elefante. Alfil em Portugal virou bispo,
porque o bispo era a Igreja. Com a dama, Nossa Senhora, o bispo , o
xadrez pronto, virou um jogo católico, religioso, então todo mundo
podia jogar sem problemas. Assim as coisas ocorrem. Quando olhamos a
origem das coisas sempre podemos dar risadas.
Para
ilustrar um pouquinho mais, há uma história famosa de um monastério
onde apareceu um gato e ninguém queria mandar o gato embora, porque
os Monges gostavam de acariciá-lo, e o gato começou a ir à
cerimônia, Chokka, e andava de um lado para o outro. Então o Mestre
perdeu a paciência com a história do gato perturbando a cerimônia
e mandou amarrá-lo. E em todas as cerimônias eles amarravam o gato
antes de iniciar. Passaram-se muitos e muitos anos, e, naquele mosteiro,
não se podia fazer cerimônias se não houvesse um gato amarrado. Assim funciona a
mente humana.
[Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]