terça-feira, 15 de abril de 2008

Como sentar em zazen?


1) Concentre-se na respiração como forma de manter-se focado no momento presente. Com o tempo a respiração será apenas natural, profunda e de longas expirações, mas você não estará mais focado nela. Isto leva alguns minutos somente. No zazen não há concentração em coisa alguma, em nada especial, trata-se de apenas estar ali sem objetivo algum. Os pensamentos surgem e passam, não os seguimos nem fazemos considerações sobre eles.

2) O movimento abdominal decorre de uma profunda respiração relaxada, o oposto dela é elevar as clavículas quando se inspira, típico da respiração sob tensão e ansiedade. É somente efeito do uso correto do diafragma, observe um bebê respirando, ele o faz naturalmente.

3) Fazendo tudo corretamente, em especial mantendo uma postura correta com o cóccix (osso final da coluna) projetado para trás surgirá um foco de energia uns dois dedos abaixo do umbigo, pode-se obter mais energia centrando-se neste ponto, é o chamado "tandem". Porém, normalmente, isto demora algum tempo para ser desenvolvido. O efeito é estabilizador da mente e do corpo.

Todas estas técnicas são úteis mas são naturalmente obtidas com a prática e as correções de um professor, sem este auxílio é muito raro que se medite corretamente. Por esta razão recomendo que procure um bom centro de prática e treine com um professor habilitado, mesmo que demande viagens periódicas, este contato é essencial.