sábado, 26 de abril de 2008

Fortes protestos marcam passagem da "tocha da vergonha" pelo Japão


A TV japonesa mostrou um jovem, de aparência chinesa, sentado no chão e com sangue no rosto provocado por um ferimento na cabeça, cercado por manifestantes chineses.

O jovem foi levado posteriormente a um hospital.

Outros três chineses ficaram feridos nos confrontos, mas nenhum gravemente, segundo a polícia e os bombeiros.

O revezamento foi interrompido quando vários manifestantes contrários ao regime chinês lançaram objetos no portador da tocha. Policiais de branco o protegeram com escudos de plástico transparente, enquanto agentes de uniforme impediam que manifestantes rompessem o cordão de segurança.

Logo depois, um homem com uma bandeira tibetana conseguiu saltar sobre a barreira de segurança e correu em direção à tocha, mas foi detido pelos agentes de segurança.

A polícia deteve vários manifestantes, incluindo um cidadão japonês.

Estudantes chineses, que compareceram em massa a Nagano para apoiar os Jogos de Pequim, foram vistos cercando grupos pró-Tibete em alguns trechos do percurso da tocha e no ponto de chegada, na zona do parque Wakasato.

Durante o percurso, a tocha foi acompanhada por apenas dois militares chineses, como exigiam as autoridades japonesas, após a polêmica provocada pela presença de vários agentes chineses durante os revezamentos em Londres, Paris e São Francisco.

O dispositivo japonês de segurança utilizou mais de 3 mil policiais, em um esquema semelhante ao reservado as visitas do imperador do Japão.

A etapa de Nagano foi precedida na manhã deste sábado por uma oração no templo budista de Zenkoji, em memória aos chineses e tibetanos mortos nos distúrbios e à repressão no Tibete, em meados de março.

Um grupo de cerca de 300 pessoas rezou em silêncio, enquanto 20 monges, com túnicas de cor laranja, leram os nomes das vítimas.


Uma cerimônia oficial, com a participação do embaixador da China em Tóquio, Cui Tiankai, e do prefeito de Nagano, Shoichi Washizawa, precedeu o início do revezamento, às 8h15 local (20h15 de sexta-feira em Brasília).

O revezamento, de menos de 20 km, foi concluído após quatro horas e muitos incidentes.

Fonte G1