quinta-feira, 28 de junho de 2012

Inconsciente e controle




PerguntaO zazen ajuda a demolir o ego. O que acontece com o inconsciente? O que ficou gravado vem à tona e sentimentos como a cólera que estavam escondidos mostram quem você é. Posso com o tempo também trabalhar o que ficou lá no fundo?
Monge Genshõ: Tudo aquilo que você chamou inconsciente...o budismo nem usa esta palavra, ele usa outra abordagem. Ele diz que nós criamos automatismos, energias de hábito que vieram de longe e que estão impregnados em nós. Nós podemos mudar estes automatismos e essas energias de hábitos com muitas estratégias. A primeira óbvia é o mero controle. Simplesmente quando surge aquela energia conseguir parar para não agir. Pelo menos não agir com o corpo, pelo menos não agir com a boca, embora você saiba que todos os sentimentos surgiram dentro de você e você ferveu.
Controle sempre vai falhar porque se as energias estão lá dentro em algum momento mesmo que você tente se controlar em algum momento você explode. A verdadeira prática é identificar de onde surgem esses sentimentos e deixá-los perderem sua força. Por que surge por exemplo a raiva? Normalmente porque o seu eu foi ameaçado em algo, por exemplo na sua vaidade, no seu orgulho. Você foi insultado e você reage com raiva. Então quem é que alimenta a raiva? A noção de um eu.

Se você conseguir perceber que a identidade é falsa e construída não tem mais ninguém para ser ofendido e quando a ofensa acontecer ela simplesmente não toca em você porque não tem ninguém ali, quem é que vai reagir? Então a maneira certa é essa: demolir a sua identidade vai tirar toda a energia do automatismo e energias de hábito.(Lembre que o eu é necessário para transitar no mundo, mas que ele é uma fantasia) Eles são construídos mesmo que estejam tão fortemente enraizados que estejam no que você chamou de inconsciente. Se você praticar corretamente seus sonhos mudarão. Isso eu posso testemunhar para vocês. Os sonhos mudam. Em vez de você ter sonhos normais, você tem sonhos Dhármicos. Em vez de você reagir com raiva você no sonho reage com afeto, com compaixão, então você sabe que está realmente funcionando o seu treinamento. Se você tem sonhos de que morre e tem medo, no dia que você sonhar que está acontecendo a situação de morte e você sente apenas paz então você fez seu treinamento chegar lá na base dos seus automatismos, aquilo que você chamou de inconsciente.