Aluno – De onde viria a motivação para
sentar?
Monge Genshô – No início você vem sentar
por causa do sofrimento, porque tem alguma angústia existencial, ou porque
demanda alguma coisa, uma procura. Mas esse é o primeiro movimento das pessoas,
elas vêm com uma mentalidade aquisitiva. Mas com o tempo a prática de Shikantaza
é apenas sentar, sem tentar adquirir nada, porque “adquirir” é um tipo de materialismo
espiritual. Assim como nós queremos adquirir coisas na vida, acabamos querendo
adquirir coisas espirituais. Então as pessoas vêm até nós e dizem, “ah, eu
queria ter mais serenidade, eu queria ter paz, eu queria ter felicidade’.
Querem adquirir uma coisa, e isso sempre tem esse sentido de comprar: eu faço e
vou receber algo em troca.
Este é um impeditivo para o despertar,
porque você trouxe a mentalidade aquisitiva para a prática espiritual, e a
verdadeira prática espiritual é uma desistência. Então é muito bom quando o
aluno diz “eu não sei mais por que eu estou sentando, eu só venho e sento, sei
lá, tô viciado, se eu não me sento eu não me sinto bem, se eu não pratico não
me sinto bem”. Isso é um bom momento na prática. Isso é muito sutil, porque
pensamos que vamos praticar para obter algo, ou um mérito qualquer. O imperador
Wu perguntou a Bodhidharma: “eu construí mosteiros e templos para o budismo,
que méritos eu acumulei nos céus por causa disso?”. E Bodhidharma respondeu: “mérito
nenhum, majestade”. A "majestade" está acostumada a comprar, todo o tempo, ele
queria adquirir. Ele constituiu templos, mosteiros, e tudo o mais, “louvou”
Buda, alimentou monges, etc, para acumular méritos, acumular tesouros. No Zen
isso é materialismo espiritual.