Nós
nos sentamos em zazen para criar o terreno onde as sementes do Dharma podem
germinar. A semente da iluminação vai germinar em um terreno bem preparado, e
esse terreno bem preparado é uma mente pacificada, calma, serena, não
ambiciosa, sem pretensões, humilde, que reconhece sua própria incapacidade, ou
seja, só quando desistimos é que há condições para uma experiência, porque a
mente está esvaziada dessas ambições, desses sentimentos perturbadores de
aquisição, ou de competição, ou mesmo o sentimento de derrota, porque a derrota
só existe porque você pensou em vitória. Se você não pensar em nenhuma vitória
não existe derrota. Então, sentamo-nos para nada. Shikantaza quer dizer
"apenas sentar-se" e é essa nossa técnica de zazen. Apenas sentar-se,
mais nada. Vários mestres já responderam à pergunta: "para que serve o
zazen?" com "para nada!". Se o aluno pensar que serve para
alguma coisa, ele fará qualquer outra prática que sirva para obter
tranquilidade ou calma.