quarta-feira, 5 de julho de 2017

Senhores de Nossas Mentes




No Zazen, estamos treinando para ser senhores de nossa mente. Isto pode produzir um nível maior de felicidade, porque cada vez que você se vir com uma ambição desmedida, com raiva, com ciúme, com apego… Se você está treinado a observar a sua mente, você se vê e “ah, é isso o que estou sentindo”. Aí você se dá conta de seu verdadeiro estado. Mas ninguém é senhor de sua mente, de verdade. Para realmente ser senhor de sua mente você precisa de um nível muito alto. 

Se verificarmos aquela famosa escritura dos 10 passos do boi, temos que o quarto nível já é iluminação. Você já teve kenshô, já viu sua verdadeira natureza, sabe que seu ego é ilusão. Você até sabe, mas continua fazendo tudo errado. Chega em casa e a família diz: "mas você não é budista? " (como se houvesse garantia de que, sendo budista, você fosse um iluminado perfeito, que passou tudo para as suas ações).

Primeiramente, chegar ao ponto de ver com clareza já é muito difícil. Mas quando alguém chega, o que o Mestre diz a ele? Bem, agora é o início do caminho. Porque tudo isso que você viu lucidamente, você tem que começar a transferir para as suas ações, para a sua maneira de viver. E isso é realmente o problema verdadeiro.