terça-feira, 20 de março de 2018

5º Encontro Zen Latino-Americano (5º EZLA)

A cidade de Florianópolis sediou, entre 14 e 18 de março de 2018, a 5ª edição do Encontro Zen Latino-Americano. O evento, que contou com a presença de Mestres Zen de vários países, foi organizado pelo Daissen-Ji, e dividiu-se em duas etapas.

A primeira etapa foi aberta ao público em geral, e ocorreu no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante todo o dia 14. Esta etapa, além de oferecer diversas palestras com os Mestres presentes, contou também com diversas Oficinas de Zazen, onde um dos Mestres ensinava a prática da Meditação Zen Budista aos simpatizantes.






A segunda etapa, mais voltada para os que já são praticantes, aconteceu na Casa de Retiros Vila Fátima, ao sul da ilha, entre os dias 15 e 18. Houve, na ocasião, a Cerimônia Oficial de Abertura do 5º EZLA.





Rodeados pela natureza e defronte à imensidão do mar, os praticantes começavam e terminavam os dias praticando Zazen, e, entre essas práticas, participavam de palestras, painéis e workshops ofertados pelos Mestres presentes.








Não faltou também o característico humor de alguns Mestres Zen...


Além dos incalculáveis aprendizados ofertados pelos Mestres, o 5º EZLA foi marcado pela possibilidade de troca de experiências entre os praticantes de diversos países.




E, ao final, o sentimento que cada um dos participantes levou consigo é o de que somos todos parte de uma única Sangha, a Sangha de Buda.