quarta-feira, 21 de março de 2018

Cessação do Sofrimento




Pergunta: Se tudo tem um fim, qual é a vantagem de despertar?

Monge Genshô: Por que você quer vantagem? Qual é a vantagem de despertar? O Sutra do Coração diz: no momento que o Bodhisattva vê claramente o vazio dos cinco agregados, instantaneamente desaparecem toda dor e sofrimento, porque se você despertar não existe sofrimento.

Se, em dados momentos da vida, realizarmos que não há saída, a ideia de perder tudo não causa mais sofrimento. 

Pergunta: É vantajoso então!

Monge Genshô: Claro, despertar é livrar-se de toda dor e sofrimento. Em ultima análise, o despertar de Buda é extinguir carma suficiente para retornar para cá, porque do ponto de vista budista, você se manifestar aqui é que é castigo. Retornar para cá é enfrentar tudo que enfrentamos todos os dias, inclusive nascimento e morte, mas libertar-se desse carma que nos força a nos manifestar é libertar-se realmente. Isso é “anokutara san myaku san bodai”, que significa iluminação perfeita, completa e universal. Essa é a extinção cármica, é perder os impulsos. Perdidos os impulsos: liberdade absoluta.

Então é o contrário. Todos querem viver para sempre, e no budismo nos queremos nos libertar da obrigação de voltar para cá e termos que votar nas eleições novamente (risos).