segunda-feira, 12 de março de 2018

Nascer e Morrer




Pergunta: O senhor poderia falar sobre morte e renascimento? Bodhisattva eu imagino como um ser que atinge a iluminação, mas que continua aqui para ajudar, então fiquei com isso na cabeça.

Monge Genshô: Mas isso não significa que ele não morre; significa que ele retorna para isto, para ajudar. Morte e nascimento, em última análise, não existem. É o que está escrito no Sutra do Coração, eles são eventos para os seres. Você nasce e morre, mas a sua verdadeira natureza não é nascer e morrer, é muito mais do que isso.

É muito fácil de entender quando fazemos símiles. Por exemplo, quando você olha para uma floresta e vê as folhas caindo e morrendo, você acha triste? Ou acha a floresta linda? Com um tronco caído no chão, com cogumelos nascendo, com orquídeas, etc. A floresta é toda essa obra de nascimento e morte e é linda. Ninguém chora as folhas que caem, porque você sabe que tem folhas novas nascendo.

Nós olhamos para o nascimento e morte dos seres humanos com sofrimento, porque não olhamos a humanidade como olhamos uma floresta, não olhamos a humanidade como olhamos as ondas do mar que morrem na beira da praia - nunca vimos ninguém chorando as ondas que morrem.