quarta-feira, 4 de julho de 2018

O Zen é um Método



Nós não praticamos o Zen com a nossa cabeça, com os conceitos, com os Sutras. Nós praticamos o Zen com o nosso corpo. Até a palavra Zen não foi usada por Dogen; Dogen, que é o grande mestre fundador da nossa escola, não gostava de dizer “Zen budismo”. Ele dizia: “eu estou ensinando budismo, eu estou falando do Dharma de Buda”. Nos escritos dele nunca aparecem as palavras “escola Zen” - isso não existe para ele. Nós usamos como designativo porque acaba sendo importante por causa da multiplicidade de escolas. Se eu digo que é “budismo”, daqui a pouco alguém vai querer que diga que é o “verdadeiro budismo”. Isso também não seria verdade. Dizer que alguma coisa é verdade também é errado, porque nós não estamos ensinando a verdade, nós estamos ensinando um método, e esse método de prática não é bom para todas as pessoas. Há muitos que não se adaptam a este método, e então devem buscar praticar em outro lugar. Para nós, os Sutras, por exemplo, são como Kodo Sawaki disse: “são como a água que você põe numa bomba para começar a operá-la. Depois que ela começa a funcionar, é água nova”.

[Trecho de palestra proferida por Genshô Sensei]