Então,
temos o primeiro passo quando nós estamos no sesshin, o que nós fazemos? Dhyana.
Dhyana é uma palavra que se
transformou em Jana, depois em Ch´an, depois em Ch´an na, na China, como Zana,
Zen. Então, na realidade, a palavra Dhyana veio através do tempo se
transformando até chegar na palavra Zen,
que chegou aqui no ocidente como uma herança japonesa, então usamos a palavra
japonesa Zen. E Za quer dizer sentado. O que nós fazemos é Zazen: meditação sentada.
Livrar-se
dos pensamentos perturbadores é a primeira grande tarefa. Você senta e deixa
que os pensamentos perturbadores se esvaneçam. Mas eles não se esvanecerão se
você lutar com eles. Por isso, cada vez que eu dou instrução, eu digo: não
julgue, não lute, não se culpe, não faça nada com os seus pensamentos. Não
tente transformá-los, não faça projetos para o futuro. Não tente fazer nada no Zazen. Não tente construir um projeto de
vida, não tente resolver problemas no Zazen.
Não é assim que nós resolveremos os problemas. Se nós sentarmos e
raciocinarmos, pensarmos e planejarmos, melhor seria que pegássemos uma folha
de papel e fizéssemos isso direitinho, numa mesa. Não precisaríamos fazer
sentados em Zazen.
Nós
sentamos em Zazen para fazer uma
coisa mais difícil do que planejar, raciocinar. Nós sentamos em Zazen para esquecer de tudo, abandonar
tudo e, abandonando tudo, retornarmos para nossa natureza original. A nossa
natureza original está além desses pensamentos, elaborações, identidades, nosso
próprio Eu.
Sentado
em Zazen, se você simplesmente deixar
que tudo seja parte de você e você seja parte de tudo, você dissolverá o engano
do Eu. Não precisa se preocupar pensando: vou destruir meu Eu, quando eu morrer
meu Eu desaparece ou qualquer coisa assim e transformar isso numa angústia de
aniquilação qualquer, porque não é necessária essa angústia de aniquilação.
Você simplesmente senta e seja um com o som do mar, um com os pássaros e com as
borboletas. Você se sentindo participante de tudo, você já encontrará uma
grande calma e felicidade. Isso é realização de shikantaza. Apenas sente-se e seja uno com tudo.