quarta-feira, 10 de junho de 2015

ASSENTANDO A POEIRA MENTAL



Perguntas: Não sei se é uma pergunta, queria fazer um comentário. Porque quando vou meditar, minha mente fica tão perturbada que a sensação que tenho é de prisão. Aí quero sair dessa quietude, me sinto presa nos pensamentos, no trabalho, etc.

Monge Genshô: Que interessante né? Na realidade, quando você vai meditar é que você se dá conta de como sua mente é. Você está sempre assim. Quando você para é que você vê sua mente. Na realidade sua mente está assim todo o tempo. Não é a meditação que faz isso, é a meditação que mostra a fotografia de sua mente para você. Então o que é necessário? Você precisa realmente praticar zazen até essa mente acalmar. É como se fosse um copo de água cheio de areia que a gente mexe. Fica tudo turbulento. Mas se você conseguir parar, a areia vai assentar no fundo e a água fica limpa. Você tem que fazer isso. Na realidade, sentar dez minutos é absolutamente insuficiente. Sentar quarenta minutos uma vez é insuficiente. O que fazemos em um centro Zen, o que nós fazemos nos zazenkais e sesshins, são vários períodos consecutivos para conseguir fazer uma mente baixar de nível. Quando a gente faz um retiro, que é uma coisa que os monges têm que fazer nos mosteiros também, você chega a fazer dez horas de meditação em um dia. Então, no fim do primeiro dia, aqueles pensamentos turbulentos que estão sempre voltando à sua mente, você olha e diz: "de novo você aqui?" (risos). "Estou cansado de pensar nesse assunto".

Esse cansaço faz com que o pensamento morra. E é como se virasse cinza e caísse no rodapé da parede. No fim de dois ou três dias assim, as coisas não surgem mais, não vem mais o passado, não vem mais o futuro e você está em outro espaço. Então você realmente se acalmou. Então, no fundo, uma pessoa como você narrou tem que ou fazer continuamente meditação todos os dias e vai levar um certo tempo, ou tem que fazer um (barulho de tapa) tratamento de choque, que a gente chama de sesshin.

Sesshin quer dizer: “Ses” quer dizer juntar, consertar e “shin” quer dizer mente. Minha mente está voando, espalhada, estragada. Então tenho que pegar e consertar a mente, juntar. Quando você faz isso, você passa para um outro nível. Se você quisesse uma receita diria: pratique meditação e logo que puder faça um retiro, de fim de semana que seja. Você vai passar para outro nível de paz em sua mente. É necessário se conscientizar que quando você senta e a sua mente fica turbulenta, é você que é turbulento mesmo. Por isso a necessidade de um método de treinamento.